top of page
Buscar
  • Foto do escritorSintonia Kuan Yin

O que é uma Stotra e uma Shastra?



O que é uma Stotra?


Stotra ou Stotram é uma palavra em sânscrito, que significa "ode, elogio ou um hino de louvor". É um gênero literário de textos indianos projetados para serem cantados melodicamente, em contraste com shastras que são compostos para serem recitados.


Uma stotra pode ser uma oração, uma descrição ou uma conversa, mas sempre com uma estrutura poética. Pode ser um simples poema expressando louvor e devoção pessoal a uma deidade, por exemplo, ou poemas com doutrinas espirituais e filosóficas embutidas. Muitos hinos de stotra elogiam aspectos do divino, como Devi, Shiva ou Vishnu. Stotra é relacionada à palavra stuti, vinda do mesmo verbo, stu (para louvar), e basicamente ambas significam "louvor".

O que é Shastra?

Shastra é uma palavra em sânscrito que em um sentido geral significa "preceito, regra, manual, compêndio, livro ou tratado". Esta palavra é geralmente usada como um sufixo no contexto da literatura indiana, para designar o conhecimento técnico ou especializado em uma área definida de prática espiritual.

 

Na foto: um Sadhu (homem santo) em Varanasi, Índia.

Varanasi é considerada a capital espiritual da Índia.

Imagem via Canva.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stotra

https://pt.wikipedia.org/wiki/Shastra


#hinduismo

Post: Blog2_Post
bottom of page