top of page
Buscar
  • Foto do escritorSintonia Kuan Yin

2022 – ANO DO TIGRE. Majestade e poder, coragem e destemor, ore por bênçãos e afaste o mal



2022 – ANO DO TIGRE. Majestade e poder, coragem e destemor, ore por bênçãos e afaste o mal

Ano novo representa recomeço. O ano novo chinês, neste ano de 2022, tem início no dia 01 de fevereiro e termina em 21 de janeiro de 2023. Este novo tempo está cheio de oportunidades e sob a influência dos elementos Água e Madeira. De acordo com o cálculo tradicional chinês, o tigre de 2022 é a vida do tigre de água, que é um dos tigres brancos, portanto, o tigre de 2022 não é um tigre vermelho, mas um tigre branco.

O calendário chinês é lunissolar, sendo organizado conforme com as fases da lua e a posição do sol. Como ele segue o ritmo da natureza, o ano novo chinês se inicia no primeiro dia da Lua Nova. Não há uma data fixa para o início do ano chinês, a data é determinada em decorrência do surgimento da primeira lua nova que ocorre entre o período de 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Para fins civis, os chineses utilizam o calendário gregoriano, usado na maior parte do mundo, e o calendário chinês marca as festividades e datas importantes. A festividade que marca o início do Ano Novo Lunar no calendário chinês é chamada de Festival da Primavera, considerada a celebração mais importante do ano, dura 7 dias e se encerra com o famoso Festival das Lanternas.


Na China o Tigre ocupa um lugar único na mitologia e cultura tradicional do país, é um dos animais mais respeitados e cultuados - existe uma verdadeira consciência cultural e espiritual em adoração a este animal. O povo chinês o considera misterioso e inviolável. O Tigre é símbolo de grande força, vitalidade, coragem e autoridade.

O ano do tigre é determinado consoante o calendário tradicional chinês. O "tigre" no zodíaco corresponde ao Yín nos doze ramos terrestres (não confundir com o Yin do taoísmo). O Tigre é um dos doze signos do zodíaco chinês, ocupando o terceiro lugar, chamado Yín. A cada ciclo de 12 anos o ano do tigre é o ano Yín. Por exemplo, o ano de 2022 do calendário gregoriano corresponde basicamente ao ano do tigre, ou seja, o ano de Rén Yín no calendário chinês.


SÃO 17 ANOS LISTADOS


1902 (Rén Yín)

1914 (Jia Yín)

1926 (Bing Yín)

1938 (Wu Yín)

1950 (Geng Yín)

1962 (Ren Yín)

1974 (Jia Yín)

1986 (Bing Yín)

1998 (Wu Yín)

2010 (Geng Yín)

2022 (Rén Yín)

2034 (Jia Yín)

2046 (Bing Yín)

2058 (Wu Yín)

2070 (Geng Yín)

2082 (Rén Yín)

2094 (Jia Yín)


Os troncos celestes e os ramos terrestres, juntos, formam o antigo calendário tradicional chinês. Os ramos terrestres correspondem à ordem dos dez troncos celestes, que são usados para registrar os dias e meses durante o ano, em um ciclo de sessenta anos. Em um período de sessenta anos, os troncos celestiais são:


Os 10 Troncos Celestiais “Tiān Gān” (天干)

1 - 甲 (Jia) - Madeira – Yang

2 - 乙 (Yi) - Madeira – Yin

3 - 丙 (Bing) - Fogo – Yang

4 - 丁 (Ding) - Fogo – Yin

5 - 戊 (Wu) - Terra – Yang

6 - 己 (Ji) - Terra – Yin

7 - 庚 (Geng) - Metal – Yang

8 - 辛 (Xin) - Metal – Yin

9 - 壬 (Ren) - Água – Yang

10 - 癸 (Gui) - Água - Yin

E os 12 ramos terrestres são:


Exatamente 60 linhas completam um ciclo e como isso é um pouco complicado e difícil de lembrar, os ancestraischineses usaram animais para expressar os complexos ramos terrestres, que formam o zodíaco chinês. Os 12 ramos terrestres são: Zi, Chou, Yin, Mao, Chen, Si, Wu, Wei, Shen, You, Xu e Hai.

1 - 子 (Zi) - Água - Yang – Rato

2 - 丑 (Chou) - Terra - Yin – Boi

3 - 寅 (Yin) - Madeira - Yang – Tigre

4 - 卯 (Mao) - Madeira - Yin – Coelho

5 - 辰 (Chen) - Terra - Yang – Dragão

6 - 巳 (Si) - Fogo - Yin – Serpente

7 - 午 (Wu) - Fogo - Yang – Cavalo

8 - 未 (Wei) - Terra - Yin – Carneiro/Ovelha

9 - 申 (Shen) - Metal - Yang – Macaco

10 - 酉 (You) - Metal - Yin – Galo

11 - 戌 (Xu) - Terra - Yang – Cão

12 - 亥 (Hai) - Água - Yin - Porco


Nos anos Ren Yin, nos cinco elementos de yin e yang, o ren do tronco celeste pertence à água de yang, e o yin do ramo terrestre pertence à madeira de yang.

O Tigre é o terceiro animal do zodíaco chinês, ele éYin nos doze ramos terrestres, sendo assim o "horário yin" das horas do dia é chamado de "horado tigre", período que vai das 3h às 5h da manhã.

Palavras-chave que simbolizam os poderes do Tigre:

  • Majestade

  • Autoridade

  • Autoconfiança

  • Carisma

  • Entusiasmo

  • Bravura

  • Sabedoria

  • Poder

  • Justiça

  • Coragem

  • Destemor

  • Bênçãos

  • Proteção espiritual

  • Caridade

  • Indulgência

  • Bons auspícios/boa sorte

  • Prosperidade/Riqueza

  • Alto-astral

  • Impulsividade/Desobediência

  • Irritabilidade

  • Forte personalidade

Mesmo que você não tenha nascido em um ano do Tigre, o ano de 2022 energizará em todos nós as características acima citadas. Os Tigres agem rapidamente, o que gera uma predisposição energética para que as coisas mudem muito rapidamente durante este ano, facilitando o dinamismo que favorece novos projetos e grandes acontecimentos.

O tigre é um animal poderoso e justo, capaz de afastar três grandes desastres na família: fogo, roubo e maldade. Por isso, algumas famílias chinesas penduram quadros de tigres em suas casas, que ficam de frente aos portões, visando afastar energias negativas que se atrevam a entrar e invadir a residência. Ainda hoje as crianças usam chapéus e sapatos de cabeça de tigre para afastar os maus espíritos, e algumas pessoas dormem em travesseiros com desenhos de cabeça de tigre para ficarem mais fortes. Todos querem auspiciosidade, logo talismãs e bandeiras em forma de tigre se tornaram comuns para afastar rivais. As pessoas sempre usaram pinturas com rostos de tigres para orar por bênçãos e afastar o mal.

O Tigre é considerado um símbolo de grande bravura, franqueza e justiça, cores deslumbrantes e alto-astral. Tem o significado auspicioso de afastar os maus espíritos e aumentar o bem-estar nas quatro direções. São enérgicos, obstinados e têm um espírito indomável. Esta é a força de um ano do Tigre. As pessoas do signo do tigre têm um caráter muito positivo e gostam de se dedicar à carreira. Tem força de vontade e não gostam da derrota, costumam fazer conquistas notáveis após a meia-idade.


Tigres são fortes, imprudentes, impulsivos e, o mais importante, são autoconfiantes. Não são dóceis e gentis como os carneiros, nem silenciosos como os coelhos. Em vez disso, são criaturas poderosas de tendões e garras que inspiram medo nos inimigos e confiança nos aliados. No entanto, seus pontos fortes são também suas fraquezas. Eles são animais fundamentalmente perigosos. Como diz um provérbio chinês: "É difícil descer de um tigre", que representa uma metáfora para “É difícil desistir no meio do caminho”.


Eles são conhecidos por sua presença poderosa e carisma, bem como são intimidantes por sua ambição saltitante e tendências imprevisíveis. Dizem que os tigres são inconstantes, irritáveis e propensos a caprichos e fantasias.

TIGRES NA CULTURA CHINESA


O status lendário dos tigres na cultura chinesa é imenso. Da arte à arquitetura, das fábulas religiosas às histórias de ninar, dos nomes dos edifícios, aos nomes das montanhas. Os tigres aparecem com destaque.


Para os chineses o tigre é o rei dos animais. Yin e tigre combinam um com o outro. A palavra "yin" nas inscrições dos ossos do oráculo soa como uma flecha. Em "Shuowen", "yin" significa "yang que se eleva”. A marca do tigre em tempos de guerra representa o desejo de conquista, marchando com bandeiras de tigre branco, os bravos guerreiros são chamados de “generais tigres”. Antigamente havia um tigre esculpido em ouro no talismã dos generais que despachavam tropas, o que se tornou o talismã do tigre. A reputação de generais e ministros incluía “generais tigres”, “ministros tigres” e “guerreiros tigres”. Por causa de sua imagem majestosa, ele tem sido usado para simbolizar a bravura e a força dos soldados desde os tempos remotos.


MITOLOGIA TAOÍSTA E O TIGRE


Na visão de mundo taoísta tradicional, o tigre é o que traz a justiça. Eles estão em oposição direta aos espíritos malignos e são poderosos representantes da Providência Divina. Muitas histórias taoístas são embelezadas com vilões sendo mortos por tigres errantes. Por causa da magia que circunda este animal, as paredes dos templos taoístas estão repletas de seus corpos flexíveis.


Texto por Sintonia Kuan Yin ☯ em 31.01.2022 @sintoniakuanyin

 

Fontes que serviram como base à pesquisa:


https://www.lsbkw.com/wsyl/277699.html


https://baike.baidu.hk/item/虎年/4349095


https://studycli.org/zh-CN/chinese-zodiac/year-of-the-tiger/


https://www.calendarr.com/brasil/ano-novo-chines/


http://kungfums.com/china/astrologia/troncoseramos.php


https://www.laoziliao.net/doc/1638499497013752



#culturaoriental

Post: Blog2_Post
bottom of page